Espaço pequeno, grande desafio quando precisamos otimizar espaço de maneira funcional e ao mesmo tempo, decorar como sonhamos. Nas casas e apartamentos modernos, os cômodos são, quase sempre, estreitos e pequenos, essa é uma fala muito comum em quem adquiriu um desses novos imóveis, que cada vez mais tem seus espaços reduzidos, mas hoje vamos trazer imagens de 8 ideias de salas estreitas decoradas com capricho com muito mais truques que poderão te ajudar a ter ótimas ideias para o seu cantinho.
Há tempos passados, era mais fácil para as pessoas encontrarem casas e apartamentos tão espaçosos que podiam decorar sem muitas preocupação. Mas essa não é mais a realidade atual. Quem precisa morar em cidades grandes e médias não tem escolha a não ser se adaptar, já que a maioria dos imóveis são de espaços pequenos que quem entra pela primeira vez logo pensa que não conseguirá decorar.
As principais dificuldades trazidas por esses tipos de propriedades são cômodos pequenos e apertados. A sala de estar é um bom exemplo. Embora a melhor solução seja integrar a sala de estar e a sala de jantar num mesmo espaço, não elimina a necessidade de encontrar uma solução que se adapte da melhor forma para manter esse ambiente confortável, funcional e bonito, claro!
Com isso em mente, hoje listamos algumas dicas importantes e criativas que vale a pena considerar ao decorar salas pequenas e estreitas.
1. Decoração de sala estreita e pequena
A organização é a base sempre, portanto, mesmo que seja pequena, é importante deixá-la o mais confortável possível. Garantir que o corredor de transição esteja livre é a primeira dica. Boa iluminação natural e seleção de cores equilibradas e claras são outros pontos que precisam de sua atenção. Mas é sempre importante lembrar alguns truques que podem fazer uma sala parecer maior do que ela realmente é. Por exemplo, ter um tapete listrado que liga o sofá ao rack/painel. Essa solução nos dá a percepção visual de que a sala é mais larga. Se a ideia for alongar a sala, este tapete pode ser colocado na direção que você quer alongar. Uma simples dica pode fazer toda a diferença.
2. Sala estreita e comprida
A iluminação natural é sempre um fator a ser considerado em qualquer ambiente, apesar de que muitas vezes, esse fator não depende apenas de quem mora no local. Porém, se possível for, deixar as janelas e portas abertas, afim de que a luz externa e natural entre. Em ambientes menores, a luz natural torna-se mais necessário. Ela traz calor, melhora o conforto e, claro, pode economizar muito na conta de energia. Optar por porta de vidro também ajuda. A parede branca é muito importante pois ela ajuda a refletir a iluminação do ambiente e também garante a possibilidade de contrastes pontuais.
Dar aquele toque amadeirado claro ajuda dar aquela percepção de aquecer o ambiente.
3. Como decorar uma sala de estar estreita
Considere utilizar cores claras sempre, seja nas paredes, teto ou piso. Se você escolher piso de madeira, laminado e vinílico, opte por tons claros e mais neutros. Eles se adaptam melhor a ambientes pequenos.
4. Sofá para sala de estar estreita
De um modo geral, apenas sofás individuais são permitidos em salas estreitas, pelo óbvio ( espaço). Porem, você pode analisar um que caiba confortavelmente ao local para acomodar o maior número possível de pessoas. Os sofás retráteis estão em alta e merecem atenção, já que proporcionam mais espaço para a transição do corredor e podem se esticar para momentos de relaxamento. As almofadas estampadas trazem um toque de criatividade à decoração.
5. Sala de estar comprida e estreita
Se a sala de estar for muito estreita, isso não significa que não possa ser muito longa. Aliás, quando pensamos em salas de estar estreitas e pequenas, essas são as configurações mais comuns, e geralmente são alongadas para compensar soluções decorativas e da própria planta. Em alguns casos, abrir mão de um rack e optar por um painel com prateleira estreita ou nicho, pode ser uma solução interessante e prática.
6. Como organizar a sala estreita
A organização de salas estreitas deve considerar basicamente a ideia de manter o corredor central desobstruído, livre para facilitar a locomoção e dar a sensação de ampliação do ambiente. Colocar espelhos na parede e trabalhar a iluminação artificial ajudam muito na ilusão de ótica que faz com que o espaço pareça ainda maior. Por isso, capriche nesses itens com atenção. Outra coisa é utilizar cortinas de tecidos claros e finos que dão leveza e deixam a sala com um ar de cuidado.
Agora vamos ver as ideias que selecionamos. Elas estão nas redes sociais e seus idealizadores autorizaram a publicação. Deem uma olhadinha e inspirem-se!