A cor cinza sempre foi associado a coisas chatas, momentos difíceis e coisas do tipo, mas com o tempo, as coisas mudaram e hoje em dia, o cinza na decoração tem um efeito muito positivo e é considerada a cor de quem procura modernidade, limpeza e conforto, por essa razão, essa é a cor do momento com as últimas tendências, pois ele também é sinônimo de sucesso em propostas elegantes e delicadas. Se, assim como eu, ama cinza e busca inspirações, vejas essas 6 ideias criativas para usar a cor cinza na sua casa.
As paredes em tons de cinza são a nova favorita entre as cores de ambiente interno. No universo decorativo, cada vez mais os tons espaciais que têm um toque neutro, tem ganhado o coração das pessoas que querem se livrar do tradicional branco. Não há segredo em usar cores neutras como o cinza, mas se você quer um projeto de sucesso, é só prestar atenção nas técnicas de decoração e nos itens do artigo.
Se você quer dar nova vida à decoração da sua casa, vale a pena apostar no cinza, que de enfadonha e sem graça, como muitos acham, ela não tem nada. Veja essas dicas e inspiração de como usar o cinza na decoração, veja:
Significado da cor cinza
Antes de entrar nos usos decorativos da cor, vamos entender melhor o significado simbólico associado ao cinza. Esta é uma cor neutra, estável e emocionalmente carente, por isso o cinza é sempre associado a situações chatas e emocionais. Mas o cinza também está relacionado à calma, estabilidade e maturidade. Não é à toa que os representantes de cabelos grisalhos são experientes e as roupas de trabalho cinza são sérias e delicadas. Mas um grande problema com o cinza é que, quando usado indiscriminadamente, pode representar tristeza, dor, solidão e isolamento.
O cinza fica entre o preto e o branco, às vezes mais próximo de um deles e às vezes mais próximo do outro. Ao contrário do que você possa pensar. Até o momento, foram identificados 65 tons diferentes da cor, sendo os mais populares o cinza chumbo, o cinza asfáltico e o bronzeado. esses tons podem ter o fundo azul, roxo, marrom etc.
Você pode estar se perguntando onde usar cinza. O cinza pode ser usado em qualquer lugar da casa, desde a cozinha até o quarto do bebê. A forma mais comum de inserir cor é pintar uma das paredes de cinza ou investir em um elemento de destaque, como um tapete ou sofá. Mas ele também tem assumido papéis ainda mais importantes na decoração como no móveis planejados da cozinha, sala e dormitórios.
Vale considerar que por ser uma cor neutra, é possível combinar com cores mais vivas e quentes como o amarelo e o vermelho facilmente, dando aquele toque de cor que tanto agrada e não cansa. Basta acrescentar essas cores em pequenos detalhes como em almofadas, tapetes, colchas de cama, eletrodomésticos, objetos decorativos, bancadas de cozinhas, banheiros e lavados, etc.
Quando se opta por uma cor neutra como a base, podemos dizer que o céu é o limite. Tudo passa a ser muito mais fácil de combinar e dar aquele efeito e resultado que tanto esperamos.
E na minha opinião, ele fica super bem com o branco. Amo decorações em que a predominância das cores sejam do cinza e branco, seguindo essa ordem, respectivamente. Elas me dão a sensação de calmaria, aconchego e limpeza.
Vamos ver as inspirações? Veja outras ideias nos ig’s dos créditos das imagens e inspire-se!