Pesquisar
Close this search box.

5 dicas para decorar a sua casa usando plantas suculentas

Decorar com plantas é sempre uma ideia comum! Não importa se o espaço é grande ou pequeno porque elas têm a capacidade de trazer mais cor, vida e alegria para qualquer ambiente. E se você procura praticidade, as suculentas são perfeitas. Essas plantas pequenas são lindas e charmosas, além de serem muito resistentes ao frio, a lugares quentes ou onde raramente chove, porque podem armazenar água por muito tempo. O cacto é a escolha mais famosa para esta espécie, mas a lista é longa e você pode escolher entre diferentes tipos de suculentas com características de folhas e texturas próprias. A fim de ajudá-lo a compor sua decoração e trazer mais verde ao seu espaço, selecionamos 5 dicas para decorar a sua casa usando plantas suculentas. Dicas especiais que certamente irão inspirar você a caprichar na decoração dando aquele toque verde especial, do seguinte modo:

  1. Veja alguns cuidados com as suculentas que fazem a diferença

    O primeiro passo para decorar sua casa com suculentas é entender os principais cuidados que você precisa ter com a planta ao longo do dia. De modo geral, esse tipo de planta requer uma irrigação mais controlada, já que como dito acima, elas podem armazenar água em seu interior. Recomenda-se umedecer o solo a cada 7 dias no verão e a cada 10 dias no inverno. Para determinar se as suculentas precisam de água, coloque palitos de dente na terra do vaso onde elas estão. Se o solo estiver com aspecto mais solto, é devido à falta de rega. Caso contrário, aguarde alguns dias para regar. é importante dizer também que as suculentas não precisam de pratinhos embaixo dos potes, pois mantêm o solo úmido por mais tempo. Em um ambiente fechado, coloque o vaso próximo à janela. Afinal, a luz natural é vital para o seu crescimento e é o verdadeiro alimento desse tipo de planta.

  2. Busque um espaço especial na sua casa para as plantas

    Que tal reservar uma área especial para plantas em casa? Use uma prateleira, nicho ou cantinho e tenha cuidado ao escolher o vaso. Uma boa sugestão é apostar em vasos do mesmo estilo, como os vasos de cerâmica ou de barro, mas de tamanhos diferentes. Isso permitirá que você crie uma aparência interessante. Outra opção é investir em um jardim suspenso, que aliás está super na moda e é sucesso nas varandas dos apartamentos.

  3. Invista em terrários para um resultado original e criativo

    Se pretende um resultado mais personalizado, os recipientes de vidro são a melhor escolha! Criados dentro de objetos de vidro, são espaços adequados para a criação de verdadeiros habitats em miniatura. Para produzir, você precisará de terra, mudas e pedras adequadas ao tamanho do recipiente. Diferentes tipos de suculentas também podem ser usados para compor o terrário.

  4. Coloque as suculentas como arranjos de mesa ou outros móveis.

    Além de enfeitar o ambiente, as suculentas também podem aparecer na arrumação da mesa e de outros óveis como, por exemplo, o rack da sala. Elas ficam muito bonitas nesses espaçõs e, acredite, chamam muito a atenção. Para combinações country, as peças de madeira são perfeitas! Se você quer um visual moderno, escolha objetos de vidro ou metal. De acordo com a sua preferência, você também pode adicionar alguns ramos ou mudas de outros tipos. Dica: verifique se o espaço tem boa iluminação natural e ventilação. Caso contrário, é recomendável deixar suas plantas tomarem sol por algum tempo.

  5. Reaproveite objetos como vasos

    Além de exigir uma manutenção mais simples do que outras plantas, as suculentas também têm a capacidade de se adaptar aos locais mais inusitados. É uma ótima oportunidade para você reaproveitar itens que ficaram esquecidos no armário, como xícaras, garrafas e canos PVC, por exemplo. Essas “soluções” criativas deixam a decoração com suculentas muito personalizadas e lindas. Outra opção, é reaproveitar as caixas de frutas e transformá-las em uma espécie de nichos ou prateleiras. Para dar uma aparência ainda mais caprichosa, trate a madeira com verniz ou pinte da cor desejada. Em seguida, adicione duas ripas de madeira verticais e seu vaso terá um espaço único e personalizado!

Veja abaixo algumas inspirações do Instagram:

fonte: @brandao.mika

fonte: @h0me13

fonte: @casa158_

fonte: @meu.lar14

fonte: @bemvindoao202

fonte: @mundoda.kah

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.